Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre a CPI

Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

• Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 18h51
  • Última atualização em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 14h06

A partir da publicação da Lei Federal nº 11.892 de 2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, ficou estabelecido que uma das finalidades dos Institutos Federais é o estímulo e a realização da pesquisa aplicada, visando o desenvolvimento científico e tecnológico, com o objetivo de estender seus benefícios à comunidade.

Dessa forma, a Coordenadoria de Pesquisa e Inovação tem como objetivos planejar e acompanhar as atividades relacionadas com a pesquisa, buscando seu fortalecimento em todos os níveis de ensino do IFSP.

Os trabalhos de Iniciação Científica têm como objetivos:

• Propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades nas áreas do conhecimento, viabilizando a participação em projetos de pesquisa que estimulem o desenvolvimento do pensamento científico e que contribuam para a sua formação profissional;
  • Criar um ambiente de produção intelectual que estimule o aperfeiçoamento dos cursos oferecidos, proporcione melhor formação para os alunos e estabeleça novos vínculos com outras instituições de ensino e/ou empresas;
  • Estimular o surgimento de grupos de pesquisa no IFSP;
  • Proporcionar condições para a integração dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por professores da instituição;
  • Estimular o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de abrangência dos cursos oferecidos pela instituição;
  • Criar grupos de trabalho, formados por docentes e alunos envolvidos no desenvolvimento de pesquisas aplicadas, de acordo o Regulamento Interno.

São três as modalidades de Iniciação Científica no Campus:

1. Iniciação Científica Institucional: modalidade com bolsa discente paga pelo IFSP, sendo gerenciada em todo o seu processo de concessão, implantação e acompanhamento pela Diretoria de cada Campus e seus respectivos servidores designados.
  2. Iniciação Científica de Agências de Fomento: modalidade com bolsa ao discente paga por agências de fomento, concedidas por meio de cotas únicas para a Instituição, como, por exemplo, CNPq e Capes, sendo gerenciada em todo o seu processo de concessão, implantação e acompanhamento pela PRP.
  3. Iniciação Científica Voluntária: modalidade sem bolsa ao discente, gerenciada em todo o seu processo de concessão, implantação e acompanhamento pela Diretoria de cada Campus.

Atualmente, no Campus São José dos Campos, há 15 projetos de Iniciação Cientifica Institucional em andamento. As linhas de pesquisa dos projetos concentram as áreas de Controle e Automação, Matemática, Mecânica e Química desenvolvido pelos docentes das respectivas áreas. Recentemente foram criados dois grupos de pesquisas: um contendo como linha de pesquisa a área de Ciências Matemáticas e Computacionais e outro contendo as linhas de pesquisa nas áreas de Controle de Sistemas Dinâmicos, Controle Preditivo, Otimização numérica e Identificação de Sistemas. Esses grupos de pesquisa contam com 7 docentes além de técnicos e discentes envolvidos com os projetos de pesquisa.

Coordenador de Pesquisa e Inovação

Prof. Paulo Roberto Barbosa